11 de maio de 2019

GRISUL acolheu evento sobre migração e interiorização de venezuelanos no Brasil

No dia 02 de maio de 2019, o espaço Diálogos do GRISUL, do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global, organizou a palestra “Fluxo migratório venezuelano no Brasil. Os “abrigos humanitários” e reflexões sobre o programa de interiorização. 

A palestra foi ministrada por Ângela Magalhães Vasconcelos, Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). A convidada é Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. É também Especialista em Ciência Política pelo PPG- Bennett e desenvolve estudos e pesquisas em Economia do Bem-Estar; Política de Assistência Social; Direitos Humanos; Mobilidade Humana e Refúgio. A professora Ângela Magalhães Vasconcelos é também membro do Comitê Gestor do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos da UFF-MEC. No âmbito das migrações, atualmente coordena a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ACNUR-UFF e o Laboratório de Políticas Públicas, Migrações e Refúgio- LabMigrar, da ESS- CNPq. Suas linhas de pesquisa têm ênfase na mulher, ‘Política de Assistência Social, Migrações e Refúgio’ e ‘Políticas sociais brasileiras e latino-americanas para imigrantes e refugiadas’. Atualmente desenvolve pesquisa em Roraima sobre os Abrigos Humanitários, organização e significado no fluxo migratório e impacto socioespacial e político.

A palestra, que contou com a mediação da pesquisadora do GRISUL María Villarreal, discutiu a recente migração de venezuelanos no Brasil, assim como a realidade e os desafios que enfrenta o Estado brasileiro, as organizações internacionais e todos os agentes (públicos e privados) que participam das atividades de acolhida, interiorização e integração dessa população. Conjuntamente à palestra, foi exibida também a mostra fotográfica, de autoria de Ângela Magalhães Vasconcelos: “Rostos e corpos: entre ruas e abrigos. Experiência com imigrantes venezuelanxs em Roraima”. 

Ambos eventos foram organizados como uma atividade do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UNIRIO e da disciplina migrações internacionais contemporâneas oferecida no mestrado de Ciência Política da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *