• 10 de abril de 2018

    Conjuntura Latitude Sul 03/2018

    Está no ar a nova edição do Conjuntura Latitude Sul!

    O Conjuntura Latitude Sul é uma publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa dos grupos que integram a plataforma LATITUDE SUL (GRISUL, LABMUNDO, NEAAPE, OPSA).

    Esta edição do Conjuntura Latitude Sul é referente ao mês de março de 2018. Confira!

    Conjuntura Latitude Sul – Março/2018

  • 15 de março de 2018

    Nota de pesar: Marielle Franco

    Foto: Mídia Ninja

    A Escola de Ciência Política da UNIRIO manifesta indignação com o assassinato da vereadora Marielle Franco na noite de ontem. Pelas características do crime, com carros emparelhados, nove tiros e nenhum objeto roubado, fica óbvio ter se tratado de uma execução e que os assassinos não pretendiam disfarçar isso. Marielle foi uma das vereadoras mais votadas na última eleição na cidade, pelo PSOL, e tinha um perfil que reunia em si uma série de lutas importantes: era negra, feminista, oriunda do Complexo da Maré, militante dos direitos humanos. Vinha denunciando abusos na atuação da Polícia Militar em Acari e era relatora na Câmara Municipal da Comissão de Representação e Acompanhamento da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro. A apuração deste crime político é essencial e apoiamos a realização dos atos de solidariedade e resistência que se realizam no dia de hoje pelo Brasil. Também cancelamos nossas atividades letivas nesta data, como forma de luto e protesto. Manifestamos nossa solidariedade aos parentes e amigos da vereadora e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, também morto pelos criminosos.

  • 6 de março de 2018

    SELEÇÃO DE BOLSISTA DE APOIO TÉCNICO

    O LATITUDE SUL recruta um bolsista de Apoio Técnico (Bolsa FAPERJ, R$ 2.100,00 mensais, por 12 meses) a fim de trabalhar na coordenação de websites, redação de informativos e boletins, desenvolvimento de resumos, montagem de bases de dados e assessoria de comunicação aos grupos de pesquisa que o integram (OPSA, NEAAPE, LABMUNDO, GRISUL).

    Os/as interessados/as devem ser mestres (com mestrado concluído) em ciências sociais, ciência política, sociologia, relações internacionais, comunicação ou áreas afins; não podem estar atualmente cursando doutorado, tampouco podem ser bolsistas de outras agências. O prazo para o envio de um currículo com dados completos (nome completo, RG, CPF, endereço, telefone e email para contato) é 10 de março. Enviar o currículo para o seguinte email: lpinheiroiesp@gmail.com. Uma entrevista será realizada com os currículos selecionados.

  • 1 de março de 2018

    Nota de Falecimento: Theotônio dos Santos

    É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento de Theotonio dos Santos, grande intelectual brasileiro comprometido com a história latino americana e com a superação de nossa histórica exploração.

    Tivemos a honra e o prazer de recebê-lo em nossa casa em junho de 2017 para discutirmos o Capitalismo Dependente, grande foco de seus estudos. Foi um lindo encontro!
    A partir de suas interpretações das relações político econômicas, conseguimos entender melhor nosso quadro de subdesenvolvimento. Theotonio nos forneceu ferramentas para estarmos cada vez mais perto da mudança.
    Desejamos que a tristeza de sua partida seja transformada a partir de seus escritos e de seu legado de luta e inquietação!

    Theotônio vive

  • 1 de março de 2018

    Dossiê: Instabilidade Política e Quedas Presidenciais na América Latina

    A Revista de Ciências Sociais do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou o dossiê  “Os Significados das Novas Quedas Presidenciais na América Latina: Instabilidade dos Governos ou dos Regimes”, organizado por André Luiz Coelho, coordenador do Grisul, que também assina o texto de apresentação da edição, “O difícil caminho da democracia na América Latina no contexto da nova instabilidade presidencial”.

    Confira esse e outros textos da edição especial no site da Revista de Ciências Sociais aqui.

  • 21 de janeiro de 2018

    Conjuntura Latitude Sul n.12

    Está no ar a nova edição do Conjuntura Latitude Sul!

    O Conjuntura Latitude Sul é uma publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa dos grupos que integram a plataforma LATITUDE SUL (GRISUL, LABMUNDO, NEAAPE, OPSA).

    Esta edição do Conjuntura Latitude Sul é referente ao mês de dezembro de 2017. Confira!

    Conjuntura Latitude Sul – Dezembro/2017

  • 22 de dezembro de 2017

    Conjuntura Latitude Sul n.11

    Está no ar a nova edição do Conjuntura Latitude Sul!

    O Conjuntura Latitude Sul é uma publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa dos grupos que integram a plataforma LATITUDE SUL (GRISUL, LABMUNDO, NEAAPE, OPSA).

    Esta edição do Conjuntura Latitude Sul é referente ao mês de novembro de 2017. Confira!

    Conjuntura Latitude Sul – Novembro/2017

  • 21 de novembro de 2017

    CONJUNTURA LATITUDE SUL N.10

    Está no ar a nova edição do Conjuntura Latitude Sul!

    O Conjuntura Latitude Sul é uma publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa dos grupos que integram a plataforma LATITUDE SUL (GRISUL, LABMUNDO, NEAAPE, OPSA).

    Esta edição do Conjuntura Latitude Sul é referente ao mês de outubro de 2017. Confira!

    Conjuntura Latitude Sul – Outubro/2017

  • 29 de outubro de 2017

    GRISUL promove mesa redonda Estados, Políticas e Migrações Internacionais: reflexões desde América Latina

    No dia 18 de outubro de 2017 o GRISUL organizou a mesa redonda “Estados, Políticas e Migrações Internacionais: reflexões desde América Latina” que contou com a participação de dois dos maiores especialistas sobre migrações internacionais na região: Gioconda Herrera da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) e Jacques Ramírez da Universidade de Cuenca, ambas sediadas no Equador. A mesa foi mediada pela pesquisadora María Villarreal, membro do GRISUL e também estudiosa de migrações internacionais e temas latino-americanos. Além do público em geral, composto por pesquisadores, estudantes e interessados na temática, estiveram também presentes as autoridades consulares equatorianas na cidade do Rio de Janeiro.

    O evento, coordenado pela professora Enara Echart Muñoz, aconteceu no marco do Colóquio Internacional e IX Fórum de Migrações/MIGRATIC realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do 16 ao 20 de outubro. Os pesquisadores que integraram a mesa redonda analisaram temas como as características e desafios das migrações Sul-Sul, especialmente no contexto latino-americano, e a necessidade de recuperar e desenvolver marcos interpretativos próprios capazes de descrever as nuances e desafios deste circuito em relação aos fluxos Sul-Norte, Norte-Norte ou Norte-Sul. Outros temas discutidos foram os processos de integração regional e o desenvolvimento de projetos de cidadania regional tais como as recentes propostas surgidas no marco do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), da Comunidade Andina de Nações (CAN) e da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL). Finalmente, o evento analisou também fenômenos como os vínculos entre migrações e desenvolvimento, a feminização das migrações, o trânsito e os impactos diferenciados dos fluxos em países com ou sem tradição migratória na região, assim como os limites de perspectivas teóricas como o transnacionalismo em um contexto de políticas cada vez mais restritivas respeito à mobilidade humana. Desta forma, o GRISUL vem cumprindo seu papel de promover debates e propostas desde o Sul Global para interpretar alguns dos principais fenômenos da agenda internacional.

     

  • 17 de outubro de 2017

    Evento: Estados, políticas e migrações internacionais – Reflexões desde América Latina

    No dia 18/10, acontecerá o evento ” Estados, políticas e migrações internacionais: Reflexões desde América Latina”, organizado pelo Grisul na Escola de Ciência Política da UNIRIO. Os convidados serão Gioconda Herrera (FLACSO – Equador) e Jacques Ramirez (Universidade de Cuenca – Equador).

    O evento será realizado as 16:30h na Sala 204, na Escola de Ciência Política da UNIRIO, Rua Voluntários da Pátria, 107, Botafogo.