| Enara Echart Muñoz

Professora de Relações Internacionais da Escola de Ciência Política da UNIRIO e Coordenadora do GRISUL (Grupo de Relações Internacionais e Sul Global). Doutora em Direito Internacional Público e Relações Internacionais, graduada em Ciência Política e especializada em Cooperação para o Desenvolvimento pela Universidad Complutense de Madri (UCM), é também Pesquisadora do LABMUNDO (IESP-UERJ) e do Instituto Universitario de Desarrollo y Cooperación da Universidad Complutense de Madri. Participa e coordena vários projetos de pesquisa, de extensão e é membro de redes nacionais e internacionais relacionadas ao estudo das Relações Internacionais e da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (como o GT CLACSO sobre Cooperação Sul-Sul e Políticas de Desenvolvimento na América Latina). Seus principais âmbitos de atuação são Relações Internacionais; Cooperação para o Desenvolvimento; Direitos Humanos; Movimentos Sociais e Sociedade Civil, Migrações e Desenvolvimento, África, América Latina. Sobre esses temas é autora de vários livros, tais como: Migraciones en tránsito y derechos humanos (2011); Movimientos Sociales y Relaciones Internacionales (2008); África en el horizonte. Introducción a la realidad socioeconómica del África subsahariana (2006); Origen, protestas y propuestas del movimiento antiglobalización (2005).

| André Luiz Coelho

Professor Adjunto da graduação em Ciência Política e do mestrado em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde é um dos coordenadores do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul). Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Iesp-Uerj), possui graduação em Ciências Sociais (2004) e mestrado em Ciência Política (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu a função de professor dos cursos de Relações Internacionais e Direito do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/RJ), de professor substituto na graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), de pesquisador visitante no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, Estados Unidos, e de pesquisador no Observatório Político Sul-Americano (Opsa). Possui experiência na área de Ciência Política e Relações Internacionais, tendo publicado em diversos periódicos no Brasil e no exterior, além de participar dos seguintes grupos de pesquisa: Democracia e Relações entre Poderes no Brasil (UFRJ) e Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político (Ripperp-UFMG). Atua principalmente nos seguintes temas: Democracia; América Latina; Estabilidade Política e Presidencial; Representação Política, Política Externa Brasileira, Análise de Política Externa, Movimentos Sociais; Política Brasileira, Partidos Políticos, entre outros.

| Beatriz Bandeira de Mello
Lattes

Graduada em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Assistente de Pesquisa no Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL/UNIRIO). Experiência nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais. Atua principalmente nos seguintes eixos temáticos: América Latina, Política Externa, Sindicalismo e Feminismo.

| Bruna Soares de Aguiar
Lattes

Mestranda em Sociologia pelo IESP/UERJ e Bacharel em Ciência Política pela UNIRIO. Pesquisadora na plataforma Latitude Sul (IESP/UERJ), Labmundo (IESP/UERJ) e GRISUL (UNIRIO), atua nas áreas de Sociologia das Relações Internacionais e Sociologia Política, com pesquisas nos temas de gênero, migrações, religião e Cooperação Sul-Sul.  

| Bruno Maciel Barreto
Lattes

Graduando do curso de Ciência Política pela UNIRIO (atualmente no 6º período) e pesquisador do Grupo de Relações Internacionais e Sul-Global (GRISUL-UNIRIO) desde 2015, junto ao projeto de Relações Internacionais na América Latina, coordenado pelo professor Dr. André coelho, inicialmente bolsista de Incentivo Acadêmico, e agora como bolsista de iniciação científica.

| Catarina Oliveira de São José
Lattes

Graduanda em Ciência Política pela UNIRIO, é pesquisadora do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL). Possui interesse na área de  Relações internacionais com ênfase em América Latina, Política Externa Brasileira, Políticas Públicas, Cooperação e Paradiplomacia.

| Diane de Almeida Cruz Gustavo
Lattes

Estudante de graduação dos cursos de Ciência Política (UNIRIO) e de Relações Internacionais (PUC-Rio). Integrante do GRISUL-UNIRIO e do Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (NPII/FGV-Rio). Possui grande interesse nas áreas de Cooperação Internacional, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

| Edson Mendes
Lattes

Graduando em Relações Internacionais pelo IBMR e graduando em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde é monitor da disciplina Política e Sociedade na América Latina. Possui interesse nas áreas de Política Internacional, Política Externa Brasileira, América Latina, Movimentos Sociais e Ideologias Políticas.

| Eduarda Lattanzi Menezes
Lattes

Mestranda em Direito e Políticas Públicas pela UNIRIO. Especialista em Administração Estratégica pela Universidade Estácio de Sá e Bacharela em Relações Internacionais pela UNILASALLE-RJ. É pesquisadora do GRISUL e do CAIPORA, da UNIRIO, e da plataforma de pesquisa Latitude Sul. Interessada em Política Internacional, América Latina, Políticas Públicas e Gênero.

 

| Gabriella Teixeira da Fonseca
Lattes

Graduanda em Ciência Política na UNIRIO e em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil (PUC-Rio). Bolsista de Iniciação Científica do GRISUL, possui interesse nas áreas de Integração Internacional, Conflitos, Guerra e Paz.

| Henrique Fonseca Correia
Lattes

Graduando em Ciência Política na UNIRIO. Bolsista de Iniciação Científica do PROCAD e pesquisador do GRISUL. Possui interesse nas áreas de desenvolvimento, cooperação sul-sul, movimentos sociais e integração regional.

| Juliana Pinto Lemos da Silva
Lattes

Mestranda em ciência política no IESP/UERJ,Bacharela em Ciência Política pela Unirio. Pesquisadora no Latitude Sul. Coordenadora do projeto “Ubuntu: Conhecendo África” do GRISUL. Colaboradora do “Conjuntura Latitude Sul”.

| Leilane Nascimento dos Reis Santos
Lattes

Assessora Jurídica junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Consultora Jurídica. Mestranda em Direito e Políticas Públicas pela UNIRIO. Especializada em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra /IBCCRIM, e em Direito Público pela Universidade Veiga de Almeida. Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

| Liara Bambirra
Lattes

Graduanda em Ciência Política pela UNIRIO, é pesquisadora do GRISUL e monitora da disciplina de Teoria das Relações Internacionais. Possui interesse na área de Feminismo, Movimentos Sociais, Desenvolvimento e Sul Global.

| Lorena Marina dos Santos Miguel
Lattes

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2011) e mestrado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2015). Pesquisadora do GRISUL e do LEMEP (Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública). Tem interesse nas áreas de mídia, movimentos sociais e eleições.

| María del Carmen Villarreal Villamar
Lattes

Doutora em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), Mestrado em Estudos Contemporâneos da América Latina (UCM), e Pós-doutora em Sociología Política (PPGSP) na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atua nas áreas de Migrações Internacionais, Estudos Latino-americanos, Políticas Públicas e Desenvolvimento. É membro do GRISUL (UNIRIO).

| Natália Pasetti
Lattes

Graduanda em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul-CCJP/UNIRIO). Tem interesse por temas de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Direitos Humanos, tendo atuado em diversos projetos nestas áreas.

| Patrícia Porto de Barros
Lattes

Bacharel em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2016). Pesquisadora no Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) UNIRIO. Participou, como pesquisadora, de um projeto da United Nations Development Programme (UNDP), na Guiana (2016). Trabalhou como pesquisadora em um projeto da Universidade de Gothenburg, da Suécia.

| Roger Lucas Correa Martins
Lattes

Graduando em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador no GRISUL (Grupo de Relações Internacionais e Sul Global) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de Relações Internacionais, Ciência Política e Política Externa Brasileira.

| Vinicius Silva dos Santos
Lattes

Mestrando em Direito e Políticas Públicas na UNIRIO. Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle RJ. Pesquisador no GRISUL. Possui interesse nas áreas de Política Internacional; Política Externa Brasileira; Análise de Política Externa; Meio Ambiente; Análise de Discurso; Políticas Públicas e Relações Internacionais na América Latina.