| Enara Echart Muñoz

Professora de Relações Internacionais da Escola de Ciência Política da UNIRIO e Coordenadora do GRISUL (Grupo de Relações Internacionais e Sul Global). Doutora em Direito Internacional Público e Relações Internacionais, graduada em Ciência Política e especializada em Cooperação para o Desenvolvimento pela Universidad Complutense de Madri (UCM), é também Pesquisadora do LABMUNDO (IESP-UERJ) e do Instituto Universitario de Desarrollo y Cooperación da Universidad Complutense de Madri. Participa e coordena vários projetos de pesquisa, de extensão e é membro de redes nacionais e internacionais relacionadas ao estudo das Relações Internacionais e da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (como o GT CLACSO sobre Cooperação Sul-Sul e Políticas de Desenvolvimento na América Latina). Seus principais âmbitos de atuação são Relações Internacionais; Cooperação para o Desenvolvimento; Direitos Humanos; Movimentos Sociais e Sociedade Civil, Migrações e Desenvolvimento, África, América Latina. Sobre esses temas é autora de vários livros, tais como: Migraciones en tránsito y derechos humanos (2011); Movimientos Sociales y Relaciones Internacionales (2008); África en el horizonte. Introducción a la realidad socioeconómica del África subsahariana (2006); Origen, protestas y propuestas del movimiento antiglobalización (2005).

| André Luiz Coelho

Professor Adjunto da Escola de Ciência Política (ECP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde leciona no mestrado e no bacharelado em Ciência Política, bem como no mestrado em Direito e Políticas Públicas na mesma instituição. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Iesp-Uerj), possui graduação em Ciências Sociais (2004) e mestrado em Ciência Política (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu a função de professor dos cursos de Relações Internacionais e Direito do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/RJ), de professor substituto na graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), de pesquisador visitante no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame (EUA), de pesquisador visitante na Brown University (EUA) no programa “Brown International Advanced Resarch Institute”, de professor visitante na Universidade de Brasília (UnB) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), além de pesquisador no Observatório Político Sul-Americano (Opsa). Possui experiência na área de Ciência Política e Relações Internacionais, tendo publicado em diversos periódicos no Brasil e no exterior. Atualmente é o editor da revista Direito das Políticas Públicas, periódico do Mestrado em Direito da Unirio. Coordena o Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul-Unirio) e o Grupo Democratización de América Latina en Perspectiva Comparada (DALC), este último ligado à da Asociación Latinoamericana de Ciência Política (Alacip). Participa ainda dos seguintes grupos de pesquisa: Research Network on International Governance, Globalization, and the Transformations of the State (Regimen); Grupo de Investigación de Relaciones Internacionales (Alacip); Democracia e Relações entre Poderes no Brasil (UFRJ) e Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político (Ripperp-UFMG). Coordena ainda o Projeto de Extensão “Ciência Política nas Escolas”, na Unirio. Atua principalmente nos seguintes temas: Democracia; América Latina; Estabilidade Política e Presidencial; Representação Política, Política Externa Brasileira, Análise de Política Externa, Movimentos Sociais; Política Brasileira, Partidos Políticos, entre outros.

| María Villarreal

Lattes

Doutora em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madrid (2016). Professora permanente e pós-doutoranda Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui Mestrado em Estudos Contemporâneos da América Latina pela Universidad Complutense de Madrid (2011) e Graduação em Ciências Internacionais e Diplomáticas pela Università degli Studi di Genova- Itália (2009). Professora no Mestrado em Gerência Política, Governança e Governabilidade da Universidad Católica Santiago de Guayaquil (UCSG). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais e Política Comparada atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento, Migrações Internacionais, Integração Regional, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Cooperação Internacional. Coordenadora da linha de pesquisa em Migrações Internacionais do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) da UNIRIO. Pesquisadora Associada da Plataforma Latitude Sul (IESP/UERJ) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).

| Alice Vieira Lima Cavalcante
Lattes

Graduanda em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Participou do projeto de pesquisa Gastos Sociais e Ideologia na América Latina (2017/18). Integra o GRISUL (Grupo de pesquisa em Relações Internacionais e Sul Global) e faz parte da editoria de redação do Conjuntura Latitude Sul, publicação mensal voltada ao acompanhamento das notícias relacionadas aos temas de pesquisa dos grupos que integram a plataforma LATITUDE SUL (GRISUL, LABMUNDO, NEAAPE, OPSA). Possui interesse nas áreas de movimentos sociais, feminismo interseccional, política latino-americana, cultura e educação popular.

| Beatriz Andrade
Lattes

Graduanda em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é estagiária do Ministério da Economia, pesquisadora bolsista na modalidade IC/UNIRIO, no projeto “Relações Internacionais na América Latina”, e pesquisadora do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL). Possui interesse nas áreas de Política Internacional, América Latina e Relações Governamentais.

| Beatriz Bandeira de Mello
Lattes

Bacharel e Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora no Grupo de Relações Internacionais e Sul-Global (GRISUL/UNIRIO) e no Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP/IESP). Interesses: América Latina, Política Internacional e Política Externa Argentina.

| Beatriz Carvalho
Lattes

Graduanda em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é pesquisadora no GRISUL e em projeto sobre pensamento intuitivo, redes sociais e volatilidade eleitoral. Foi bolsista de iniciação científica em grupo de comportamento eleitoral no Brasil e na América Latina, e monitora voluntária de Política Externa Brasileira. Tem interesse nas áreas de América Latina, Comportamento Eleitoral, Representação Política e Violência Política de Gênero no Sul Global.

| Bruna Soares de Aguiar
Lattes

Doutoranda em Ciência Política pelo IESP/UERJ, Mestra em Sociologia pelo mesmo Instituto e Bacharela em Ciência Política pela UNIRIO. Pesquisadora na plataforma Latitude Sul (IESP/UERJ), LabMundo (IESP/UERJ) e GRISUL (UNIRIO), desenvolve pesquisa sobre gênero em interlocução com as agendas de Política Externa, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Migrações.

| Bruno Maciel Barreto
Lattes

Possui graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2018). É pesquisador do Grisul desde 2015. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando em temas como: América Latina, Política Externa Boliviana, Ideologias Políticas, Cooperação e Democracias Latino-americanas.

| Edson Mendes
Lattes

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciência Política na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Relações Internacionais pelo IBMR e em Ciência Política pela UNIRIO, onde foi monitor da disciplina Política e Sociedade na América Latina e bolsista de iniciação científica na área. Possui interesse em ideologias políticas, economia política internacional, América Latina e estudos de mídia.

| Eduarda Lattanzi
Lattes

Doutoranda em relações internacionais na UERJ. Mestra em Direito (UNIRIO), especialista em Administração Estratégica (Universidade Estácio de Sá) e graduada em Relações Internacionais (UNILASALLE-RJ). Pesquisadora do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL-UNIRIO) e da Plataforma de Pesquisa Latitude Sul. Participou do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) na Universidade Federal de Pelotas-RS. Atualmente atua como professora autônoma de cursos livres sobre Gênero e Relações Internacionais. Possui interesse nas áreas de América Latina; Direitos Humanos; Gênero e Relações Internacionais.

| Larissa Thomaz Coelho
Lattes

Advogada. Mestre em Direito, Sustentabilidade e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Avaliadora de artigos científicos da Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS. Graduada em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

| Leilane Nascimento dos Reis Santos
Lattes

Advogada. Doutoranda em Direito pela PUC/RIO.  Mestra em Direito e Políticas Públicas pela UNIRIO. Especializada em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra /IBCCRIM, e em Direito Público pela Universidade Veiga de Almeida. Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Áreas de interesse: Direitos Humanos, Direito Internacional Público, Migrações, Migrações Ambientais, Refúgio, Direito Ambiental.

| Liara Bambirra
Lattes
Graduada em Ciência Política pela UNIRIO, instituição que atuou em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). É pesquisadora e educadora popular, com interesse e atuação nas áreas de Feminismo, Movimentos Sociais, Desenvolvimento e Sul Global.
| Livia Brito
Lattes

Graduanda em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, é pesquisadora do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) e do Grupo de Investigação Eleitoral (GIEL). Possui interesse nas áreas de Relações Internacionais, Direitos Humanos, Comportamento Eleitoral e Eleições.

| Lucca Fantuzzi
Lattes

Estudante de graduação do curso de Ciência Política da UNIRIO, atualmente no 6º período do curso. Integra o Grupo de Pesquisa de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) como supervisionado do Professor André Luiz Coelho, e atualmente é bolsista de Iniciação Científica da Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) com o projeto de pesquisa “Estofa, Enchente e Vazante – Historicidade e projeções dos ciclos políticos na América do Sul (1990-2018)”, também sob supervisão do Professor André Coelho. Na UNIRIO, integra a diretoria de comunicação do Modelo Universitário Diplomático (o Muduni), faz parte do projeto de extensão Ciência Política nas Escolas, integra o projeto do GRISUL do Boletim Conjuntura, é ouvinte do grupo de pesquisa do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e integrou a gestão de 2019 da Empresa Júnior de Consultoria Política, a Potentia.

| Márcia Charnesky
Lattes

Mestranda em Ciência Política pela UNIRIO, na linha de pesquisa Política Mundial e Relações Internacionais, com foco na temática de Migrações. Especialista em Ajuda Humanitária e Desenvolvimento Internacional pela PUC-Rio (2017). Advogada graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Cursando segunda graduação em Pedagogia pela UERJ/CEDERJ. Mediadora de Conflitos capacitada pela OAB Rio e CNJ. Advogada voluntária no CEPRI(Centro de Proteção a Refugiados e Imigrantes). Pesquisadora do GRISUL e participa da editoria de redação na Revista Conjuntura Latitude Sul. Áreas de interesse: Refúgio, Migrações, Direitos Humanos, Ajuda Humanitária e Mediação de Conflitos.

| Mamudo Djanté
Lattes

Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Metodista Bennett (2011), especialista em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (2017) e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2019). Tem experiência na área de Administração, Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Desde 2010, trabalha no setor administrativo da Escola Americana de Botafogo (Our Lady of Mercy School), é membro do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) da UNIRIO e possui interesses em Cooperação Sul-Sul, Organizações Internacionais, Ciência Política e Gestão Pública.

| Mateus Mendes
Lattes

Cursa mestrado em Ciência Política / Relações Internacionais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Rede Municipal de Duque de Caxias. Pesquisador do GRISUL (Grupo de pesquisa em Relações Internacionais e Sul Global). Atua nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Geografia Política Pesquisa sobre hegemonia, geopolítica, instabilidade política na América Latina, neogolpismo e guerras híbridas.

| Natani Louza
Lattes

Graduanda em Ciência Política, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), integra o Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL-Unirio), ocupa também o papel de monitora da disciplina de Política Externa Brasileira e Democracia, exercendo ambas funções desde 2018. Tem interesse na grande área de Relações Internacionais, com especial ênfase em política externa, política internacional, feminismos transnacionais e latino-americanos.

| Nicolli Bernardes
Lattes

Graduada em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense. Tem especial interesse em migrações, pensamento social brasileiro e sociologia do direito.

| Patrícia Porto de Barros
Lattes

Doutoranda em Ciência Política e mestra em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Bacharel em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora no Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) e no Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO-Rio). No primeiro semestre de 2019, coordenou um projeto a nível nacional para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participou, como pesquisadora, de um projeto da United Nations Development Programme (UNDP), na Guiana (2016). Trabalhou como pesquisadora em um projeto da Universidade de Gothenburg da Suécia (2016). Atuou como monitora de Estatística na UNIRIO (2014-2016). Atua nas áreas de Cooperação Internacional e Migrações.

| Roger Lucas Correa Martins
Lattes

Graduado em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e mestrando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Pesquisador no Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) da UNIRIO e no Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) no IESP-UERJ. Atualmente pesquisa na área de migrações internacionais.

| Sílvia Barros De Santana Correa
Lattes

Graduanda em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de (UNIRIO). Pesquisadora do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) desde 2017. Áreas de interesse: cooperação técnica internacional, integração regional de países sul-americanos, América Latina.

| Vinicius Silva dos Santos
Lattes

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas (PPGDPP) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle RJ (UNILASALLE-RJ). Pesquisador no Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL – UNIRIO) e da Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político (RIPPERP – UFMG). Contemplado com Bolsa no Edital do Programa de Mobilidade Universitária na Pós-Graduação da Red de MacroUniversidades da América Latina e Caribe para um período como pesquisador visitante na Facultad de Ciencias Sociales – Universidad de Buenos Aires (2017.1) e pesquisador visitante no Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UNB) (2017.2) pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal da Nível Superior/CAPES (Edital nº 071/2013).